Dosagem do Lítio: Uma das Maiores Lendas da Psiquiatria

30 de agosto de 2009

Uma pessoa pode estar deprimida porque a dosagem de Lítio está baixa?

Veja bem: Ninguém nasce com Lítio no organismo !

Qualquer pessoa que não faz tratamento com Lítio, caso faça um exame de sangue para dosar o Lítio, ele vai estar ZERO. Ou próximo disto. Só tem Lítio no organismo, quem faz tratamento usando Carbonato de Lítio !

Mas de onde vem essa lenda?

Tem uma explicação.

Se uma pessoa portadora do Transtorno Bipolar do Humor, faz tratamento usando o Lítio, é necessário que ele seja dosado no sangue, para saber se ele está em um nível terapêutico. Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa.

Portanto uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento, caso ela não esteja melhorando, ou esteja piorando, pode ser porque o Lítio esteja baixo. Mas vale ressaltar: ela só tem Lítio no sangue porque está tomando um remédio a base de Lítio.

Logo, todas as pessoas que não estão tomando Lítio, estão de fato, com o Lítio baixo no sangue.

O Lítio é um dos tratamentos para Depressão, porém mais indicado para pacientes portadores do Transtorno Bipolar do Humor. Este remédio faz parte da classe farmacológica, dos estabilizadores do humor, mas também pode ser usado como auxiliar no tratamento de alguns pacientes que não possuem o diagnóstico de Transtorno Bipolar.

Apesar de ser uma medicação que já existe há bastante tempo, continua sendo o medicamento número 1, padrão ouro, para este transtorno.

Da mesma forma que precisamos saber a concentração no sangue, para saber se está na dose terapêutica(que faz efeito), também é fundamental, a dosagem para saber se não está em níveis tóxicos no organismo, como acima de 1,2 no sangue. A intoxicação por lítio pode levar a outros problemas de saúde, porém um bom monitoramento, permite um uso seguro da substância.

Por isso, ninguém está depressiva porque o Lítio está baixo, a não ser que ela esteja tomando Lítio como tratamento !

Você já tinha ouvido falar sobre isso?



78 comentários para “Dosagem do Lítio: Uma das Maiores Lendas da Psiquiatria”

  1. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Olá Frederico. O Lítio é somente para Bipolar mesmo. Cordialmente. Equipe PNAP

  2. Rodolfo disse:

    fiz um exame de litio e deu 0,10 gostaria de saber se estou normal

  3. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Rodolfo está normal se você não está tomando Lítio como tratamento. Neste caso você estaria fora da faixa terapêutica. Equipe Médica Dr. Paulo André Issa PNAP Neurociência & Psiquiatria Cérebro & Bem Estar

  4. Lika Marino disse:

    Boa noite.A um mês atraz fiz um exame de litemia e deu 1,4 ,agora fiz de novo e deu 0,8 ,como isso explica. Se estou tomando a mesma quantida .
    Obrigado e que Deus abençõe.

    Lika Marino

  5. MARIA SANTIAGO disse:

    OLÁ, BOM DIA, FAÇO TRATAMENTO DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE HÁ UNS 5 ANOS COM PSIQUIATRA, TOMANDO ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS, MAS SEMPRE TENDO RECAÍDAS. RESOLVI PROCURAR UM MÉDICO PSICOSSOMÁTICO, QUE ME PEDIU VÁRIOS EXAMES, INCLUSIVE O LÍTIO. NO EXAME ELE DEU 0,10. MINHA PERGUNTA É: ISSO TEM A VER COM DEPRESSÃO? O MÉDICO ME PASSOU O CLORIDRATO DE LÍTIO PARA TOMAR DE 200 MG. ESTÁ CORRETO? TENHO MUITAS DÚVIDAS, APESAR DE CONFIAR NELE, ACHO QUE NÃO FOI BEM EXPLICADO. AGUARDO RETORNO. OBRIGADA

  6. tereainha de lima disse:

    minha psicologa quer q eu tome litio mas tenho medo. Ja tomo bastante remedio para a hipertenção são seis formulas diferentes por dia. Quero saber os efeitos colaterais do litio. aguardo resposta

  7. Ricardo disse:

    Olá Dr. ! Meu resultado de Lítio endógeno deu 0,0174 MEQ/L e no exames os valores de referencia apontava 0,0040 à 0,0060 MEQ/L . Pelo que entendi o resultado foi alto . O que me causaria essa alta ? Tive ataques de ansiedade/pânico com dores fortissimas no peito , quase desmaios e tremores que me levaram a fazer exames . Exames de sangue normais . Tenho pressao arterial normal , nunca foi alta . Ecocardiograma apontou valva aortica biventricular , PSAP : 30mmhg . dilatação discreta da raiz aortica . Medicando-me com ansiolitico APRAZ . Ultimos anos com muitas situações estressantes . O resultado alto do litio endogeno me surpreendeu . ( historico de cannabis aumenta Litio ? )

  8. Cida disse:

    Boa tarde, Dr. Minha irmã faz tratamento psicologico, e o exame de lítio que ela fez deu 0,07, o que quer dizer isso? ela toma alguns remédios que o psiquiatra dela passou, mas um dos remédios que ele passou estava em falta que é o Depakene, é por isso que o exame que ela fez deu muito baixo?

  9. Marco Antonio Gonçalves disse:

    Achei muito esclarecedor…acabei de pegar meu exame e achei justamente que estava com problemas pela dosagem estar baixa… agora descobri que não é bem assim. Muito Obrigado!

  10. Osmar Oliveira disse:

    Prezados, tenho 65 anos e sou hipertenso, sob rígido controle de dieta e medicação, com taxas altas de triglicérides no sangue , apesar de dieta de açúcar e massas.
    A cardiologista insiste em que eu tome 300mg de Carbolim, afirmando que minha taxa de lítio no exame feito está baixa, abaixo de 0,2.
    Eu não concordo, pois não encontrei nenhuma valor normal de lítio no sangue para os que não o estão tomando. Peço a abalizada opinião. Obrigado

  11. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Bom dia Osmar. Agradecemos a participação. A resposta está no texto: Lítio baixo e próximo de zero é o normal de todo ser humano.

  12. Elisabeth disse:

    Estou sofrendo com depressão, fiz o exame de lítio, e deu < 0,2, está baixo o lítio, e isso pode influenciar na volta da depressão, não sei mais a que recorrer, a médica disse que a falta de lítio normal, apesar do organismo não produzir, pode trazer reeincidencia do problema, isso é verdade, preciso ficar boa. Não aguento mais! Obrigada

  13. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Olá Elisabeth. A falta de lítio “normal” não é causa de depressão e não traz reincidência do problema. Você precisa ajustar sua medicação e fazer psicoterapia com um psicólogo. Converse melhor com sua médica. Cordialmente. Equipe PNAP

  14. Ana Carla disse:

    Fiz exame de sangue p saber do meu lítio e o resultado foi 0,19 mEq/l gostaria de saber se foi normal ou não, se vou precisar repor lítio. Obrigada se puder me responder.

  15. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Bom dia Ana. A resposta desta dúvida está neste texto. Cordialmente. Equipe PNAP

  16. Caetano disse:

    Realmente a quantidade médicos charlatões pedindo exame de lítio e depois receitando é enorme. E ninguém denuncia essas pessoas.

  17. M.L.M. disse:

    Boa tarde! Estou passando por um estado de ansiedade, como se a adrenalina estivesse em alta, sinto que vou descer uma montanha russa a qualquer momento. Meu médico, ginicologista me deu um anti depressivo que se chama Venlaxim 75 e tb rivotril 2 mg, faço uso há uns 2 meses já, mas ainda estou muito nervosa,falei com ele e ele me disse que é por causa do lítio que deu quase 0 de valor. O que devo fazer? Agradeço imensamente por me responderem!

  18. M. disse:

    Tenho uma familia “problematica” em algumas épocas quando a pressão é muito grande começo a ter doenças que “sem explicação”, micoses, queda de cabelo excessivo, coceiras, aftas e etc… sempre foi recomendado o tratamento psiquiatrico, porém nunca fiz, recentemente estava muito cansada, não conseguia trabalhar, vivia mudadando de humor, procurei um médico e ele me passou algumas vitaminas, sem resultado ele pediu mais exames e disse q meu LITIO estava muito baixo, deu 0,05 (algo assim) então ele me passou o carbolitium nem me explicou disse que era só mais uma vitamina e me encaminhou para um psicologo, tomei o medicamento, não fui ao psicologo e melhorei um pouco, fiz novos exames… ai ele me explicou. Então, como o litio não tem efeito em uma pessoa que nunca tomou? Pois segundo esse médico e diversos artigos que li na net diz q ele influencia!

  19. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Olá M.

    O Lítio pertence a classe de medicamentos conhecida como Estabilizadores de Humor, seu uso cientificamente aprovado é em pacientes portadores de Transtorno Bipolar do Humor. Alguns médicos têm hábito de usar em pacientes com Depressão Unipolar para potencializar o tratamento ou para sintomas isolados como irritabilidade, apesar de não ser a indicação principal do uso desta substância. O que este texto informativo esclarece é que não é por falta de Lítio que alguém prescreve este tratamento. A dosagem normal de qualquer ser humano é próxima de zero sempre exceto para quem está tomando Lítio como tratamento.

    Obs: Lítio não é uma vitamina.

  20. Equipe PNAP Neurociência disse:

    M.L.L. infelizmente até os próprios médicos se confundem ao achar que Lítio baixo no sangue é causa de um estado emocional adverso. Uma pessoa que está ótima de saúde mental e emocional também tem o Lítio baixo. Portanto esta não é a causa do seu estado de ansiedade.

  21. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Olá Caetano. Alguns médicos podem até acreditar que estão fazendo o correto. Porém a medicina deve se basear no que a ciência já comprovou em consenso internacionalmente por diversos grupos de pesquisas e públicações em revistas científicas de credibilidade acadêmica.

  22. A. B. disse:

    Prezados Senhores
    Fiz o exame de dosagem de lítio e o resultado foi inferior a 0,10. PMD, bipolaridade, tanto faz, pois quem sofre desta “doença” é que sabe o quanto é ruim. Não tenho “crises” e nunca pensei em me matar, mas gostaria de saber o quê fazer! Estou em tratamento psiquiátrico e não sei se concordo com a reposição de lítio, a partir do momento que não é um elemento encontrado naturalmente no corpo humano. Anti-depressivo? Funciona, até um certo ponto. Depois volta tudo de novo (às vezes até pior). O que fazer? Repor o que nunca se teve ou continuar um tratamento que, volta e meia, terei que correr atrás de novo medicamento? O que a Medicina faz para ajudar pessoas como nós? Qual o nível de dedicação e de interesse que há nesses casos? Por favor, precisamos de uma resposta; de um porto seguro; de uma vida normal…
    Agradeço à atenção dispensada, desejando à toda a equipe um Feliz Natal e Um Ano Novo cheio de paz e alegria. Cordialmente, Anna Bastos.
    Obs.: Sou mãe de um adolescente portador da Síndrome do Miado de Gato.

  23. Vilma Sueli Malamam disse:

    Meu lítio sérico está iferior a 0,10 , tenho 59 anos

  24. Equipe PNAP Neurociência disse:

    Bom dia A.B. Na verdade o Lítio não é uma “reposição” de algo que está faltando. É uma substância utilizada como remédio por suas propriedades neuroquímicas, que são bastante eficazes em muitos casos. A Bipolaridade é muito estudada no mundo inteiro e já existe muita alternativa medicamentosa. Recomendo que faça uma boa psicoterapia associada a medicação e adote um estilo de vida com menos stress e mais saudável na medida do possível. Recomendo o site http://www.bipolaridade.com.br do Dr. Diogo Lara. Cordialmente. Equipe PNAP

  25. LUCIANO SANTOS disse:

    Olá, tenho 36 anos sofro com dores de cabeça toda a noite e meu neurologista diz ser cefaléia hipnica. Pediu para eu tomar Carbolim 300mg mas eu estou morrendo de medo deste medicamento afinal ele não me solicitou nenhum exame de sangue para analisar dosagem do litio. o que eu faço? será mesmo que ele está certo?

  26. Silvana Lúcia Evangelista de Souza disse:

    Olá.Já fiz uso de lítio por algum tempo,sem maiores efeitos colaterais.Passados alguns anos o médico indicou-o novamente.Tomo 2 comprimidos de 300mg após o almoço,pois,nos 2 primeiros meses senti muita náusea.Desde fevereiro deste,venho apresentando diarréia,todos os dias.Passo constrangimento por não ter controle.O médico disse ser por causa do lítio,mas se recusa trocá-lo.O que faço?

  27. herika disse:

    Bom dia.
    Por favor preciso de esclarecimento fiz o exame de dosagem de litio e deu indectavél,não tenho depressão não faço tratamento com psquiatra nada disso.Só que de um mês pra ca ando triste desanimada sem vontade de nada isso tem a ver com essa dosagem lítico.
    No mais aagradeço e espero a resposta …

  28. Dayane disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se é normal fazer o exame de litio e dar INDETECTAVEL?
    Faço tratamento de transtorno bipolar a 3 meses, tenho depressão a 10anos e só agr estou tratando de bipolaridade, e não tenho tido resultados positivos. Agradeço atenção.


Deixe um comentário






*